letras

OI!!Apresento com todo amor e carinho um blog para você que deseja ficar sabendo mais sobre a discplina de Estudos do Discurso II!!

Tuesday, June 21, 2005

Operadores Argumentativos

Operador argumentativo é o morfema que transforma as potencialidades argumentativas de um enunciado(cf.Ducrot).

Por exemplo, vejamos estes dois enunciados:
(a’) São oito horas
(a”) São apenas oito horas

No primeiro caso(a’) há somente o conteúdo. O operador argumentativo "apenas" é um operador se as possibilidades de argumentação do primeiro enunciado não são as mesmas independentemente das informações veiculadas pelo discurso.

Os operadores argumentativos mais utilizados são: até, até mesmo, inclusive, pouco, ainda, já, na verdade, aliás,pelo menos etc.

ATÉ: Institui uma escala de valores. O objeto a que se refere pode estar no topo da lista ou no final. Transmite a avaliação do autor e direciona o ponto de vista do leitor.

ATÉ MESMO: Argumenta positiva- e negativamente. Refere-se a algo que detem mais importância pelo acréscimo ou pela falta de algo ou alguém.

POUCO / UM POUCO: Entre os dois operadores há uma distância. Se o autor aforma que algo é pouco não há uma argumentação tão forte quanto em um pouco. Um pouco pode argumentar negativa e positivamente.

AINDA: Aqui há dois sentidos possíveis. Um denota excesso temporal, ou seja, já passou do tempo. O outro, introduz mais um elemento no discurso.

JÁ: Pode marcar uma antecipação ou uma mudança de estado. Pode também marcar uma urgência em relação a algo.
Há também o caso em que o "já" pode ser substituido por "enquanto". Quando isso ocorre, ele trata de duas coisas paralelas. Assim, não terá mais a função de um operador argumentativo, mas de uma conjunção.
Por exemplo: Ana é boa aluna, já Carina nunca faz o tema.

NA VERDADE: Introduz a versão final de um argumento:: uma nova versão, ou uma contraposição de dois argumentos.

ALIÁS: Introduz um argumento decisivo. O que se pode chamar de um "golpe final".

3 Comments:

At 6:53 AM, Blogger marlene said...

Não é que haja somente conteúdo em "São 8 horas." O que se quer dizer é que, acrescentando-se um operador ("já","ainda", etc.), não se modifica a informação, mas a direção do argumento a que esse enunciado está servindo.

 
At 6:55 AM, Blogger marlene said...

A descrição de alguns operadores pode ser melhorada ("pouco" e "um pouco", por exemplo).

 
At 6:56 AM, Blogger marlene said...

Fiquei com pena que, no exercício de avaliação, não incluíste essa análise que fazes do "já" como "enquanto".

 

Post a Comment

<< Home